Resumo Fibra optica
GAMA
05/06/2014
SUMÁRIO
1 – Fibra Óptica 1 1.1 Laboratório 2
1 - FIBRA ÓPTICA
O funcionamento da fibra ocorre de forma bem simples. Cada filamento que constitui o cabo de fibra óptica é basicamente formado por um núcleo central de vidro, por onde ocorre a transmissão da luz, que possui alto índice de refração e de uma casca envolvente, também feita de vidro, porém com índice de refração menor em relação ao núcleo.
A transmissão da luz pela fibra óptica segue o princípio da reflexão, em uma das extremidades do cabo óptico é lançado um feixe de luz que, pelas características ópticas da fibra, percorre todo o cabo por meio de sucessivas reflexões até chegar ao seu destino final.
Aprendi também sobre as várias vantagens da fibra óptica em relação ao uso dos cabos metálicos, abaixo algumas vantagens da utilização da fibra.
Tem maior capacidade para transportar informações;
A matéria prima para sua fabricação, a sílica, é muito mais abundante que os metais e possui baixo custo de produção;
Não sofrem com as interferências elétricas nem magnéticas, além de dificultar um possível grampeamento;
A comunicação é mais confiável, pois são imunes a falhas;
Ao contrário dos fios metálicos, os fios de vidro não enferrujam, não oxidam e não sofrem com a ação de agentes químicos.
1.1 - Aula no Laboratório
Tivemos duas aulas no laboratório onde o professor Igor nos ensinou o processo de fusão da fibra óptica, onde irei detalhar abaixo os passos simples para que possamos realizar esse procedimento com o mínimo de perda possível chegando até 0.3 db.
Primeiramente devemos lembra que o manuseio de cabos ópticos requerem cuidados especiais para instalação, pois as fibras são materiais frágeis e quebradiços.
1. Fazemos a decapagem do cabo externo das duas pontas com muito cuidado para que a fibra não quebre e