Enem
Página |1
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de
“avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania”.
Entretanto, desde as mudanças realizadas em
2009, o exame tornou-se, na prática, o maior vestibular do Brasil.
Desta maneira, a equipe do Portal infoEnem criou este manual com o objetivo de oferecer gratuitamente aos nossos leitores um documento que traz as principais informações e dados relacionados ao exame, além de dicas e estratégias de estudo.
Manual Enem 2014
1.
Página |2
A trajetória do Enem
Diferentemente do cenário atual, o Enem nem sempre foi tão relevante para os jovens. Até 2008, último ano em que o modelo antigo foi aplicado, a prova era encarada até com certo desdém por parte dos estudantes. Esse fato é compreensível, pois a mesma era simplista, com poucas questões e não possuía praticamente nenhuma importância no ingresso às universidades.
A partir de 2009, com o novo formato das provas, a criação do
SiSU e o crescimento do ProUni, o Enem passou a representar a única oportunidade para milhões de estudantes que almejam ingressar no ensino superior, seja em uma instituição pública ou privada. A expansão no número de inscritos ao longo dos anos acompanha a evolução do exame. Veja o gráfico abaixo, que mostra o crescimento até o ano de 2011.
E o Enem não parou por aí. Continuou batendo recorde de inscritos ano após ano, registrando 6,4 milhões em 2012 e 7,8 milhões na edição do ano passado.
Manual Enem 2014
A título de curiosidade, elencamos relacionados ao Enem 2013.
Página |3
alguns
dados
importantes
Cerca de 73% (5.247.993) dos inscritos foram isentos de pagar os R$ 35 referente a taxa de inscrição;
Pela primeira vez todas as universidades federais utilizaram as notas do exame,