SEGURANÇA DO TRABALHO
1. Introdução
O trabalho salienta a importância da correta especificação e manutenção dos multímetros para trabalhos nos sistemas elétricos industriais. As normas pertinentes são comentadas, bem como a importância da manutenção dos instrumentos. Um acidente grave, ocasionado por medição com multímetro é relatado.
2. Acidente com Multímetro em PCH-II
No dia 06.03.99, às 11:45 h, ocorreu um acidente envolvendo dois funcionários desta plataforma, no momento que os mesmos efetuavam medidas de tensão em uma gaveta do painel PN-00271, 480Vac, utilizando um multiteste.
A ocorrência de curto-circuito com arco na gaveta, onde estava sendo efetuada a medição, ocorreu devido ao fato da medição de tensão estar sendo efetuada com as ponteiras posicionadas na entrada de corrente, e o seletor posicionado na posição de tensão.
O conjunto de erros que culminaram com o acidente, foram:
O fusível utilizado era de vidro, não sendo adequado para aplicação em instrumentos de medição em circuitos com níveis elevados de curto-circuito;
Utilização de ponteiras com pino banana;
Seleção inadequada da entrada de medição no instrumento.
Face o exposto conclui-se que ocorreu uma corrente de curto-circuito circulando pelas ponteiras e fusível de entrada, e com a explosão do fusível abriu um arco entre os pólos da base do fusível e o funcionário ao retirar as ponteiras dos pontos de medição carregou o arco para fora da gaveta em sua direção.
Um dos funcionários envolvidos no acidente teve queimaduras em aproximadamente 40% do corpo.
Nas figuras a seguir, podemos observar os danos materiais resultantes e ter uma idéia dos danos pessoais que ocorreram devido ao curto-circuito. Fica claro a importância do uso do capacete e óculos de segurança para a proteção individual.
EPI’s dos acidentados e multiteste
Camisa do acidentado