Resumo Leontiev
Autor: Alexis Léontiev
Fonte: Livro O desenvolvimento do psiquismo, 2ª Ed. Centauro, 2004, São Paulo – SP, pp. 279 – 302.
Alexis Leontiev nasceu em 1903 em Moscou. Foi professor da Universidade de Moscou e desde 1941 e criador da faculdade de Psicologia de que é decano. Membro da Academia de Ciências Pedagógicas da URSS e doutor honoris da Universidade de Paris. Foi presidente do congresso Internacional de Psicologia de Moscou (1971). Trabalhou ao longo da sua vida sobre o desenvolvimento do psiquismo na criança, do psiquismo animal, a percepção, os sistemas funcionais do psiquismo, as relações entre o homem e as técnicas modernas.
Resenha crítica
O autor o texto Há muito tempo, o homem é considerado diferente dos animais, isso se deu pela sua capacidade de armazenar conhecimentos. Segundo Engels o homem desenvolve-se pelas leis sócio-históricas.
A palentropologia apresenta três estágios do processo de passagem dos animais ao homem: o primeiro estágio é o da preparação biológica do homem, o segundo é o da passagem ao homem. Assim o homem se tornou sujeito do processo social do trabalho através das leis biológicas e sócio-históricas. E o terceiro estágio é compreendido com o aparecimento do tipo de homem atual - o Homo Sapiens que se transmitem por hereditariedade.
Ainda que condições da vida social as mudanças biológicas, a hereditariedade não determina no desenvolver sócio-histórico do homem e da humanidade.
No entanto a hominização enquanto mudanças na organização física do homem termina com o surgimento da história social da humanidade. Portanto a sua evolução está relacionada a capacidade criadora e produtiva, pois a atividade fundamental do homem é o trabalho, por ela o homem adapta-se a natureza, fazendo com que aperfeiçoe gradativamente os seus produtos e desenvolva suas aptidões motoras, fonética das línguas e desenvolvimento estéticos.
Isso mostra que experiências individuais do homem não servem o