RESENHA ARTE DA GUERRA
O documentário “A Arte da Guerra”, aponta uma dinâmica bem definida, onde para cada passo a ser dado há um planejamento bem estruturado com análise crítica de todos os fatores.
Sun Tzu disse: “Conheça seu inimigo para ter sucesso na batalha”, seria como dizer conheça o ambiente externo, conheça os seus concorrentes e verifique o mercado.
Fazendo uma análise atual verificamos estas mesmas necessidades, temos que efetuar um estudo detalhado de micro e macro ambiente para montarmos um plano de marketing, conhecer o inimigo é como devemos conhecer nossos concorrentes.
O filme mostra que “Sun Tzu” trabalhava com estratégias bem definidas, sua linha de hierarquia seria nosso organograma onde cada um tem sua responsabilidade por área de atuação.
Como ponto de partida para elaboração do plano de batalha, podemos comparar as estratégias passadas por Sun Tzu de verificar fraquezas, forças, ameaças e oportunidades dadas pelos inimigos com a ferramenta SWOT, ou seja, para concorrer no mercado é imprescindível que seja analisado ou estudado o ambiente que se deseja competir. Tanto no vídeo como na analise SWOT, todas as etapas devem ser analisadas para garantir o sucesso.
As estratégias citadas no parágrafo anterior definem pontos fracos e pontos fortes de uma negociação, certas vezes tem-se um bom plano de ação e deixa-se passar as oportunidades e perde-se o negócio, em outras ocasiões a oportunidade é que está evidente e a estratégia não é a mais correta.
As escritas deixadas por Sun Tzu são extremamente atuais, utilizadas por vários diretores e empresários de diversas áreas. As estratégias para elaboração de um plano de marketing são muito bem alinhadas às estratégias de batalha de Sun Tzu.