resenha: a arte da guerra
“A Arte da Guerra”
2014 Bibliografia
Ralph Sawyer, A arte da guerra: Sun tzu e Sun pin. São Paulo: Martins Fontes, 2002. - Versão das obras de Sunzi e Sunbin traduzidas a partir da versão de Sawyer, o maior especialista americano em história das estratégias chinesas.
Autor Sun Tzu Filosofo Chinês
Resumo da Obra
Sun Tzu (544 a.c) foi um estrategista de guerra, filósofo chinês, general do Rei Hu LU. É conhecido por ter escrito o livro “A Arte da Guerra”. Não existem registros da data de sua morte.
Sun Tzu, apesar de ter nascido há milênios, tem grande influência sobre estudiosos e militares que abordam assuntos sobre estratégias de guerra, através do livro "A Arte da Guerra". Mesmo os profissionais do meio corporativo e de negócios, possuem o filósofo e estrategista como grande inspirador de suas decisões e negócios.
RESENHA CRITICA DO LIVRO
A ARTE DA GUERRA
A presente resenha vem com a finalidade de demonstrar os melhores pontos sobre o livro A Arte da Guerra que tem como autor o filósofo que se tornou general Sun Tzu.
O livro é dividido em treze capítulos, os quais retratam estratégias de guerra a fim de obter a vitoria no final de cada batalha. O autor aponta a natureza para explicar como o comandante deve guiar seu exercito, além de identificar aspectos físicos e psicológicos como armas poderosas. Discursa sobre as falhas do comando que podem apontar a derrota do exercito e ensina a necessidade de buscar informações, pois o conhecimento faz muita diferença na hora da batalha. Compara o comandante com o administrador, os soldados com os funcionários, o inimigo com a concorrência e a batalha com mercado.
Cada capítulo retrata estratégias para se vencer a guerra. Por exemplo, o primeiro diz respeito ao estudo da guerra, deve- se analisar e comparar as nossas próprias condições e as do inimigo antes de começar uma guerra. O capitulo três nos fala sobre a estratégia para lutar