Resenha – a arte da guerra
BUENO, André da Silva. A arte da Guerra: os treze capítulos originais. / Sun Tzu; adaptação e tradução de André da Silva Bueno. São Paulo: Jardim dos Livros, 2011.
“A Arte da Guerra”, foi escrito na China, há cerca de 2500 anos, por um guerreiro chinês chamado Sun Tzu, é considerado por muitos o texto mais prestigiado e influente de estratégia e planejamento no mundo. “A habilidade suprema não consiste em ganhar cem batalhas, mas sim em vencer o inimigo sem combater” é um famoso ditado de Sun Tzu.
Apesar de todo o seu conteúdo ser atribuído como um manual de estratégia de guerra, o livro é usado para o gerenciamento de gestão em muitas empresas em todo o mundo, o livro é uma excelente metáfora para muitos aspectos da nossa vida. Sun Tzu, praticamente diz que a vitória é certa se seguindo seu ensinamentos.
O livro está dividido em treze capítulos, que consta ensinamentos de estratégias para que um bom general deva utilizar na guerra. Existem estratégias para cada lugar e tempo, o general deve atacar e defender na hora certa, analisando a situação na presente batalha em curso. Apesar de ser um livro de poucas páginas, seus ensinamentos são importantes para os dias atuais, utilizando em nosso cotidiano. Sendo uma das ótimas ferramentas mais valiosas para o crescimento pessoal e profissional. É um ponto de partida para planejamento de suas metas e objetivos, baseado nos ensinamentos e estratégias para alcançar suas metas.
Esta resenha foi elaborada por Rafael Jorge Castro, aluno do curso de Bacharelado em Administração na Faculdade de Ensino Superior do Interior