REsenha A arte da Guerra
Disciplina: Planejamento estratégico
Professor(a): Cléa Alencar
Curso: Administração Turno: Noite Bloco: 5° bl.
Resenha Crítica
Livro: “A Arte da Guerra”, Cap. X- Da Topografia
Alunos (as): Daiane Maria Costa de Oliveira
Antônio Francisco Pereira Carvalho
Teresina, 16 de Maio de 2015.
A Arte da Guerra- Da Topografia
TZU, Sun- A Arte da Guerra, Porto Alegre: L&PM, 2006.
Sun Tzu (544 a.C) foi um estrategista de guerra, filósofo chinês e general do Rei Hu Lu. É Conhecido por ter escrito o livro “A Arte da Guerra”. Não existem registros da data de sua morte.
Resenhado por OLIVEIRA, Daiane Maria Costa e CARVALHO, Antônio Francisco Pereira;
Esta obra apresenta treze capítulos, onde o capítulo primeiro é Avaliações, o segundo O Combate, o terceiro A estratégia de Ataque, o quarto Preparação, o quinto Propensão, o sexto o Cheio e o Vazio, o sétimo Manobras, o oitavo As Nove Mudanças, o nono sobre a Movimentação, o décimo O Terreno, o décimo primeiro Os Nove Territórios, o décimo segundo Ataquem em Fogo e o décimo terceiro O uso de Espiões.
No meio militar um profissional manifesta suas inteligências e negligências, conhecendo sua tropa como se fossem filhos disciplinados e comandando-os, designando estratégias e aplicando-as, conhecendo o seu inimigo e os terrenos por onde irá lhe atacar. Assim, irá derrotar seu adversário e terá uma vitória certa e satisfatória sem perder suas tropas.
Deve-se conhecer terrenos com perfeição, que facilite sua entrada e saída, como também a de seus esforços, procurar um terreno onde possa se abrigar, se movimentar e com condições de permanência. Se abriga em um lugar onde favorece a ti e ao teu inimigo, onde possa tomar a iniciativa; se movimentar a noite e descanse durante o dia, sempre de olho no teu inimigo.
Se um general ignora o ponto fraco e forte do inimigo que deve combater, se não conhece o terreno que ele ocupa no momento , nem os que pode ocupar em função