A linha de defesa de Socrates
BACHARELADO EM DIREITO
GRANDES JULGAMENTOS
O PROCESSO DE SOCRATES
FULANOS DE TALS
MANAUS
2015
FULANOS DE TALS
GRANDES JULGAMENTOS
O PROCESSO DE SOCRATES
Prof.o: Top das Galáxias
Trabalho apresentado ao professor “Top das Galáxias” como pré-requisito à obtenção de nota na disciplina Filosofia do Direito no curso de Bacharelado em Direito.
MANAUS
2015
De acordo com a leitura do texto “O processo de Sócrates” e com as discussões entabuladas em sala, discorra acerca dos seguintes temas.
1) A linha de defesa de Sócrates, e em que esta difere das defesas comuns apresentadas no tribunal. Sócrates defendeu que se devia sempre buscar o que não se sabe, ao invés de transmitir coisas que se julga saber, desta forma sempre favorecendo a investigação permanente. Durante sua manifestação perante os juízes, agiu conforme sua filosofia pessoal. Sócrates não se comportava de maneira convencional, pedindo absolvição ou tentando justificar sua culpa. Na ocasião, ele continua o seu discurso interrogando a cidade na figura dos juízes sobre valores de justiça e sobre sua humanidade incômoda de homem que irritava e se tornava odioso como ele próprio diz. O fato é que ele não pensava em se defender e sim em mostrar a todos a quê valia a pena viver, sua reputação e sua dignidade.
2) Por que Sócrates acata a pena de morte proposta pelo tribunal ateniense. O filósofo acata a pena de morte, pois não estava convencido do mal que causa a Atenas e a seus jovens em tentar-lhes abrir os olhos para o mal que com muita astucia havia compreendido crescer em sua cidade, se tratando de veneno para a juventude, atualmente conceituado pelo nome de “alienação”. Portanto, já que havia sido condenado por tal ato, aceitar qualquer outra qualidade de pena seria sucumbir a seus acusadores e contradizer seus pensamentos. Em momentos algum, Sócrates aceitaria viver em Atenas tendo porem que abandonar suas buscas e sua filosofia, tendo