Resumo - Filme: Adeus Lenin!
Adeus Lenin é um filme alemão de 2003, dirigido por Wolfgang Becker e inspirado em um período muito importante na Europa, a queda do Muro de Berlim e a reunificação das Alemanhas (Ocidental e Oriental).
A trama se passa no término da Segunda Guerra Mundial, 1945, e início da Guerra Fria (1945 – 1989), confronto político, ideológico e econômico entre as duas superpotências, Estados Unidos (capitalismo) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Ambas tentavam impor seus regimes em outros países, entre várias tentativas na Alemanha pela URSS e a EUA, resultou na construção do Muro de Berlim, cujo constitua uma barreira que dividia a população alemã em República Democrática Alemã (RDA) em socialista e a República Federal da Alemanha (RFA) em capitalista, impossibilitando o contato entre esses residentes.
Com a queda do Muro de Berlim em 1989 após várias manifestações e o fracasso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, esse fato provocou muita euforia na população e várias comemorações foram realizadas, uma das, foi a demolição desse pelos próprios alemães. E isso representou o fim da Guerra Fria e culminou na reunificação da RDA e RFA, além da implantação do capitalismo em um todo.
Durante esses acontecimentos Lenin, uma mulher devota ao socialismo na antiga Alemanha Oriental, tem um ataque cardíaco ao saber que seu filho, Alex, está participando de uma manifestação contra o novo sistema, capitalismo. Ao passar um tempo em coma, ela acorda após a queda do Muro de Berlim, quando a Alemanha é reunificada e prevalece o sistema capitalista. Por ter acabado de voltar de um coma, precedido de um ataque cardíaco, o médico aconselha à Alex que sua mãe evite ao máximo emoções fortes, pois, poderia ser fatal.
Alex sente-se culpado pelo atual estado da mãe, e faz de tudo para que ela não presencie as mudanças do país, passando a viver em uma Alemanha socialista imaginária. Para isso, ele cria documentários