resumo do filme ''Adeus Lenin''
‘’Good Bye, Lenin!’’ é um filme alemão de 2003, inspirado em um período importante da história cultural da Europa - a queda do Muro de Berlim e a reunificação das duas Alemanhas, com o objetivo de analisar questões sociais e políticas.
Na Europa, a Alemanha era dividida por um muro, conhecido como o Muro de Berlim. O lado oeste da Alemanha era o ocidental, portanto, capitalista (um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos). O lado leste era o oriental, sendo este socialista (caracterizando-se pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres).
A existência do muro foi um dos fatores que limitou, ou quase extinguiu, pelo menos de forma simbólica, os movimentos de imigração e as relações políticas e econômicas entre a Alemanha Oriental e o resto do mundo. Christiane, mãe de Alex, era defensora do regime comunista. Os oito meses em que esta se encontrou em coma foram suficientes para que Christiane não assistisse e muito menos participasse em um grande marco na história alemã: a derrubada do muro de Berlim, a unificação alemã e a derrota do Partido Comunista.
A produção do filme reflete sobre as mudanças repentinas no comportamento social, nas relações interpessoais e de produção, alterações de um modelo político, mudança de valores nacionais e consequências do desenvolvimento econômico e a influência da globalização no dia a dia das pessoas. Com a queda do muro, além de se abrir caminho para a integração e reunificação do território alemão, simbolizou o rompimento de limites culturais, sociais e financeiros.
O filme apresenta também o reforço de uma transformação de mercado em termos de expansão liberal da concorrência, da liberdade de expressão, bem como das relações sociais entre os indivíduos.
A intensificação da globalização,