Apostila 5S
“Sua essência consiste mudar atitudes, pensamentos e comportamentos das pessoas em todos os níveis, elevando a qualidade de vida de todos.”
Considerações Iniciais
1 – O programa 5S tem recebido inúmeras interpretações mundo afora. Optamos em seguir o modelo oficial difundido no Brasil a partir de 1991 pela Fundação Christiano Ottoni (Escola de Engenharia de Belo Horizonte – MG).
2 – Literatura usada nesse treinamento e recomendada: Livro: O Ambiente da Qualidade na Prática – 5S / João Martins da Silva – FCO. 2ª Edição / 1996. Adotaremos essa obra como nosso guia durante todo o processo de implantação e manutenção do 5S na GW Usinagem.
3 – O 5S pode ser conceituado com um sistema organizador, mobilizador e transformador de pessoas e organizações abertas à filosofia da qualidade.
4 - O objetivo do 5S é melhorar as condições de trabalho e criar as bases do “ambiente da qualidade”.
5 – Justificativa: No contexto do ambiente da qualidade, empresas, escolas, hospitais, órgãos públicos, ONGS etc. estão revendo a sua postura frente aos clientes, consumidores etc. em função de sofrerem, cada vez mais, pressões de todos os lados pela sobrevivência.
6 - A maioria da empresas no Brasil tem implantado o 5s apenas como um programa de housekeeping (limpeza/manutenção da casa), num sentido apenas físico. Essa versão, no nosso entender, é uma visão muito limitada do programa, que queremos evitar na GW Usinagem.
7 - Somente quando as pessoas se sentirem orgulhosas por terem construído um local de trabalho digno e se dispuserem a melhorá-lo continuamente é que teremos de fato assimilado os conceitos do 5S.
8 - Definição de Qualidade – Uma vida melhor.
Introdução
A gestão da Qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle de atividades, informações e documentos. A meta é a boa prestação de serviços, de forma eficiente e