Apostila do 5s
A BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
O que é 5 s ?
É um processo de organizar o local de trabalho, mantê-lo limpo e arrumado, bem como manter condições de saúde, higiene e autodisciplina necessária para se realizar um trabalho com qualidade.
Origem do 5se
Surgiu no Japão na década de 1950, este método foi concebido por kaoru Ishikawa e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra, com a finalidade de reorganizar o país quando este vivia a chamada crise da competitividade. A adoção do Programa 5s foi um dos grandes fatores da recuperação das empresas japonesas e da implantação da Qualidade Total no país. Hoje o 5s é adotado em um vasto número de empresas e organizações como parte de seus programas de qualidade e gestão.
O NOME 5S PROVÉM DE CINCO PALAVRAS DO IDIOMAS JAPONÊS, INICIADAS COM A LETRA ‘‘S’’:
➢ SEIRI: Senso de utilização; ➢ SEITON: Senso de organização; ➢ SEISO: Senso de limpeza; ➢ SIKETSU: Senso de saúde; ➢ SHITSUKE: Senso de autodisciplina.
Por que fazer o 5s ?
Para promover a imediata mudança do ambiente físico em torno da pessoa.
O 5s é a base para qualquer programa de qualidade total.
SENSO DE UTILIZAÇÃO
(SEIRI)
Separar o necessário do desnecessário. Separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo. o que for desnecessário deve ser descartado ou disponibilizado para alguém que esteja precisado ← Separar o que utilizamos e descartar o que não usamos
“TER O NECESSÁRIO NA QUANTIDADE CERTA.”
“AQUILO QUE NÃO SE UTILIZA SÓ ATRAPALHA.”
Sentido Adotado
← utilizar os recursos de acordo com a necessidade e adequação;
← evitar excessos, desperdícios e má utilização;
← manter no local de trabalho somente objetos e dados necessários.
É essencial saber separar e classificar os objetos e dados úteis dos inúteis da