Bullying no contexto escolar
Trabalho Acadêmico realizado pela acadêmica Elaine Rosalia Friedrich, apresentado na disciplina de Filosofia e Serviço Social II, do Curso de Serviço Social – Área de Ciências Humanas do Centro Universitário Franciscano, como avaliação do 2° bimestre/2011.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo abordar a prática do Bullying , que tem sido amplamente divulgada pela mídia nacional, por estar se tornando uma temática bastante presente em nossas vidas. Porém, sua gravidade e abrangência são muitas vezes desconhecidas por grande parte da população. O desenvolvimento deste estudo pretende esclarecer e desvelar as variadas formas pelas quais o fenômeno se apresenta, focando especialmente sua prática no contexto escolar, de forma a tentar buscar medidas para sua prevenção e enfrentamento.
É importante ressaltar que, além do ambiente escolar, a prática do bullying se dá em várias esferas da vida social, tais como no local de trabalho (workplace bullying, mobbing ou assédio moral), nos relacionamentos amorosos, nos quartéis, na família, nas igrejas, na internet (cyberbullying ou bullying digital), até mesmo no telefone celular (móbile bullying), ou seja, em qualquer contexto no qual existam pessoas interagindo. O objetivo deste trabalho é refletir acerca do bullying praticado no ambiente escolar, visto que tem se tornado uma prática cotidiana e seus efeitos são devastadores, na maioria dos casos.
O termo bullying refere-se a condutas e atitudes agressivas, que ocorrem sem qualquer motivação evidente, sendo repetitivas e intencionais, cometidas por um ou mais alunos contra outro(s), acarretando medo constante, exclusão, angústia, raiva, prejuízos à vítima em suas faculdades mentais e emocionais. Através desta reflexão, tentaremos identificar alguns fatores que levam a sua prática, suas consequências e salientar a importância de seu enfrentamento, a fim de propiciar pesquisas e reflexões, principalmente nas áreas da saúde e