HISTÓRICO DA DENGUE NO MUNDO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
HISTÓRICO DA DENGUE NO MUNDO
MANAUS – AM
2008
ADRYA MELGUEIRO COSTA
ELISÂNGELA DE OLIVEIRA PEDRETT
MARIA ADELAIDE AMORIM
MARIA ANTÔNIA
SARA LEAL MUNIZ
HISTÓRICO DA DENGUE NO MUNDO
Trabalho apresentado à Profª Maria Elisete para obtenção de nota parcial na disciplina de Doenças Infecto Contagiosas do Curso de Enfermagem.
MANAUS – AM
2008
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa visa à busca do conhecimento a respeito do surgimento da dengue no mundo. Como sabemos, é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e atualmente responsável por um alto índice de mortes no Brasil.
A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer “melindre”, “manha”. O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês arthropod-bornvirus: vírus oriundo dos artrópodes).
A dengue foi vista pela primeira vez no mundo no final do século XVIII, no Sudoeste Asiático, em Java, e nos Estados Unidos, na Filadélfia. Mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) só a reconheceu como doença neste século. Ao longo da história, a incidência das epidemias geralmente está associada à introdução de novos sorotipos.
DENGUE
1. HISTÓRICO NO MUNDO
O primeiro relato de epidemia de dengue surgiu em 1779-1780 na Ásia, África e América do Norte. O aparecimento quase simultâneo nos três continentes indicava que este vírus e seu mosquito vetor tinham distribuição mundial generalizada nos trópicos. Durante quase 200 anos a febre da dengue foi considerada benigna e não fatal para os visitantes dos trópicos. Geralmente, havia longos intervalos (10-40 anos) entre os grandes surtos epidêmicos, principalmente porque o vírus e seu mosquito vetor somente podiam ser transportados aos grandes centros