Chuveiro Lava Olhos
Chuveiro e Lava-olhos de Emergência
Os Chuveiros e Lava-olhos de emergência são equipamentos de proteção coletiva que devem ser localizados próximos às áreas onde haja armazenagem e/ou, manipulação de produtos químicos considerados de risco para a saúde humana.
O corpo humano consiste de 70% de água, e os ácidos em geral só reagem com água, provocando assim queimaduras de até 3º Grau. Quando ocorre um acidente com ácidos, o funcionário que foi atingido irá se utilizar do chuveiro lava-olhos de emergência por 15 minutos, para que o ácido venha a reagir com a água do chuveiro ao invés de reagir com a água do corpo do funcionário acidentado.
OBS: Os produtos químicos não são necessariamente líquidos, podem ser pó ou fuligem. E para estes, o chuveiro lava-olhos também é indicado. O chuveiro pode ser acionado por uma alavanca tipo triângulo, conectada a uma válvula de acionamento rápido. E o lava-olhos também pode ser acionado por meio de uma plaqueta tipo “Empurre” conectada a uma válvula de acionamento rápido. Para os equipamentos automáticos o acionamento se dá quando a pessoa se posiciona em cima da plataforma localizada no nível do chão em frente ao lava-olhos.
Operação do Chuveiro de Emergência: posicionar-se em baixo do crivo e acionar a haste tipo triângulo de acionamento. Tomar uma ducha por 15 minutos. Despir-se caso a roupa estiver contaminada. Procurar assistência médica imediatamente.
Operação do Lava-olhos: acionar a placa “Empurre”, segurar as pálpebras bem abertas com os dedos. Utilizar o equipamento por 15 minutos. Procurar assistência médica imediatamente.
Manual de Manutenção do
Chuveiro e Lava-olhos de Emergência
Verificação: O equipamento deverá ser testado 1 vez por semana. Acione o lava-olhos e observe a altura do jato que deverá ter no mínimo 20 cm e no máximo 35 cm de altura. O chuveiro deverá fornecer a vazão mínima de 75,6 litros de água por minuto