Aprendendo sobre a dengue
A epidemia de Dengue, que parece adormecida, controlada, reaparece com força à medida que o termômetro sobe e as chuvas caem. A chuva traz de volta uma ameaça minúscula, mas não menos assustadora. Essa ameaça mede cerca de cinco milímetros e parece um pernilongo. Com a ajuda de uma lupa, vê-se um mosquito de cor escura, rajado e com listras brancas. Altas temperaturas e chuvas abundantes fazem o paraíso do Aedes Egypti! São as condições ideais para o mosquito se reproduzir. A água que enche as represas é a mesma que se acumula em pneus velhos, garrafas e todo tipo de objeto jogado ao léu. É nela que as fêmeas fazem seu ninho. Quanto maior é o calor, mais rápido os ovos se transformam em larvas e, em seguida, em mosquitos.
Enfim, tendo em vista o grande número de pessoas infectadas pela Dengue todos os anos, e apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do Município, incansáveis no combate a essa praga que assola os nossos dias, torna-se indispensável a conscientização de nossos alunos no Centro de Atendimento Educacional Especializado da APAE, pois, os mesmos bem informados, orientarão em suas casas e comunidade.
Justificativa
O Projeto “Aprendendo sobre a Dengue com um clique no Mundo Cibernético”, justifica-se, com o objetivo de dar suporte tecnológico ao trabalho realizado na batalha contra a Dengue de forma diferenciada e inovadora, pois ocorrerá de forma virtual, interativae prazerosa.
Neste contexto, o AEE na SAT Informática , ao trabalhar o conteúdo sugerido resolveu disseminá-lo no LIE do turno Matutino, em forma de projeto, com o fim de despertar os alunospara o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDYS EGYPTI, causador da Dengue. Assim, nossos educandos poderão aprender significativamente com estas aulas o que pode ser feito para prevenir e combater a Dengue, através de um Objeto de Aprendizagem, ou seja,através de um recurso de animação e