Usando os efeitos visuais como quebra de rotina escolar
Deleon neide de assis
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI, CAMPUS DOM BOSCO – PRAÇA DOM HELVÉCIO, 7436.301-160 – SÃO JOÃO DEL REI – MINAS GERAIS.
Resumo: Podemos afirmar que o efeito visual é uma forma de prender a atenção, comprovamos esta tese pelas pessoas que preferem ver as noticias apresentadas na televisão do que ler um jornal. Não só em noticias, muitos livros se tornam filmes, muitas pessoas já viram os filmes, mas nem imaginam que vieram de um livro. Esta poderia ser uma alternativa para o professor conseguir modificar sua rotina escolar, chamando a atenção dos alunos que apresentam falta de interesse, sem deixar de dar o conteúdo de sua matéria.
Palavras chaves: Efeito visual; alternativa; interesse.
introdução
Texto São muitos os problemas enfrentados pelos professores ao entrar em uma sala de aula, dentre eles: a falta de interesse de partes dos alunos, a indisciplina, entre muitos outros. Neste caso, esquecemos dos outros problemas e iremos focar apenas na falta de interesse. Façamos inicialmente algumas perguntas: Por que existe essa falta de interesse de muitos alunos? Há como reverter esta situação? A primeira pergunta é feita constantemente pelos professores, mesmo que não seja exposta em uma reunião, ou em uma simples sala de professores, ela é feito conscientemente e acompanhada da segunda pergunta. Todos querem saber o real motivo desta falta de interesse e querem uma solução deste problema tão comum. Poderíamos tentar responder estas perguntas e acharíamos varias respostas. Os alunos não estariam cansados da rotina do dia-a-dia escolar? Chegam à escola, bate o sinal, entram para sala de aula, entra o professor, passa matéria, explica matéria, dá exercícios, corrige os exercícios, dá dever de casa e então bate o sinal