Resumo do filme Adeus Lênin
Ao delongar do filme, nota-se diversas contradições perante o modelo ideológico socialistas como a própria existência do muro de Berlim e a tentativa de fuga de alguns cidadãos do oriente para o ocidente alemão. Tudo isso indica que o sistema socialista implantado em diversos lugares filiados à URSS e na própria ex-União Soviética não se mostrava tão bom e muito menos se comparava as ideais de Marx, com a luta de classes findada e a extinção das forças do Estado. Via-se o contrario, um Estado altamente controlador e ditatorial, com restrições à liberdade de expressão, ao livre comercio e que usava da força para conter os que se atrevessem a infringir as contraposições impostas.
Nota-se que o Estado socialista como dito anteriormente não era de agrado a todos os cidadãos e por isso a ideia da construção de um muro que separaria as duas Alemanhas, o muro serviu mais como uma prisão e retenção aos cidadãos para que esses não se atrevessem a sair do lado socialista ( já em decadência no filme) , ou seja e claramente perceptível que o muro servia como prisão a um sonho que nunca chegou a se realizar ( comunismo), e por diversos outros fatores internos e externos acaba findando-se e com isso acarreta á quedo do muro de Berlim
No filme o jovem Alex acaba tendo de manter sua mãe Christiane no sonho socialista depois que ela, uma fervorosa comunista, tem um ataque cardíaco ao ver o filho em uma passeata contra o governo. Enquanto ela se mantinha no coma diversas mudanças ocorreram entre elas o fim da divisão da Alemanha e a queda do muro.
Para que sua mãe não sofresse um novo problema no coração devido ainda a sua fragilidade cardíaca Alex tem