Resumo filme adeus lenin!
João Pessoa
Fevereiro de 2014 A trama se inicia em 1978 na Alemanha Oriental, quando no dia 26 de agosto os alemães tornaram-se parte da elite mundial com a expedição espacial do astronauta Sigmund Jahn da Alemanha Oriental — o primeiro alemão no espaço.
A Alemanha oriental era uma pátria socialista, que procura seguir o modelo proposto por Marx, e neste regime político vivia Cristiane Kerner, uma ativista do progresso social, que trabalhava para manter o socialismo no país. Cristiane Kerner tinha dois filhos: Ariane e Alexandre. A trama se inicia quando está havendo um protesto contra o governo socialista, e a senhora Kerner vê seu filho nesse protesto e tem um ataque cardíaco.
Cristiane entra em coma por 8 meses devido ao ataque cardíaco. Nesse período ocorrem várias transformações, como a renúncia de Erick Hoenecker, secretário geral do Partido da Unidade Socialista e presidente do Conselho de Estado da RDA, a abertura do Muro de Berlim, a chegada da “Coca-Cola”, símbolo do capitalismo, e as primeiras eleições livres da Alemanha.
Com isso, a Alemanha Ocidental que tendia para políticas socialistas, torna-se capitalista. O capitalismo para Marx é um determinado modo de produção cujos meios estão nas mãos dos capitalistas, que constituem uma classe distinta da sociedade. A propriedade privada, divisão social do trabalho e troca são características fundamentais da sociedade produtora de mercadorias. E à produção de mercadorias dedicam-se os produtores independentes privados que possuem a sua força de trabalho, os seus meios de produção e os produtores independentes privados que possuem a sua força de trabalho, os seus meios de produção e os produtos resultantes do seu trabalho.
Cristiane ao acordar após 8 meses em coma, sua filha, que se rendeu ao capitalismo, passa a fazer parte do proletariado assalariado, trabalhando no Burguer King, assim como o Alex que trabalha com serviços de