Resumo do filme: Adeus Lenin
SÍNTESE DO FILME - ADEUS LENIN
O filme Adeus Lenin, retrata o período histórico vivido na Alemanha, na época da Guerra Fria, onde uma barreira foi construída e dividiu a cidade de Berlim em Ocidental e Oriental. Essa não era apenas uma barreira física, mas sim uma divisão de ideologias sociais, que provocou mudança na vida de muitas famílias, como descreve o filme. De um lado a Alemanha Oriental, que defendia os ideais socialistas e do outro a Alemanha Ocidental que buscava a expansão do capitalismo.
Em consonância com os fatos históricos desse período, o filme reflete seus efeitos na vida da família de Alexander, um jovem rapaz que busca proteger a saúde de sua mãe após um infarto. A socialista e mãe de família, Christiane
Kerner, sofre este infarto após ver seu filho lutando, em uma manifestação, contra o governo socialista.
Após oito meses em coma, Kerner desperta em uma situação política oposta ao que sonhou e lutou por anos. Para não decepciona – lá, seu filho Alexander, com a ajuda da irmã Ariane e amigos, encenam um o quadro político dentro de casa. A ideia era manter as aparecias do lado oriental, para que sua mãe não descobrisse a unificação da Alemanha.
Com a queda do Muro de Berlim foi difícil manter em segredo as mudanças na sociedade. Os avanços capitalistas afetaram a rotina da família e toda a cidade foi invadida pelos valores de consumo.
Apesar de conseguir preservar as aparências por um período, Alexander foi surpreendido pelos efeitos pessoais, causados por este regime. Sua mãe revela a história da separação do pai e sua família devido à divisão da sociedade. A família de Alexander nos faz pensar no sentimento das famílias, nas opiniões e na liberdade que foi tirada de cada indivíduo da época. Os limites impostos à liberdade política e pessoal, devido ao aprisionamento em um dos lados do muro. Além de nos fazer refletir sobre o efeito dominador do regime socialista, percebidos pelo