Resumo do filme Adeus Lenin
O filme Adeus Lênin, de Wolfgang Becker, começa contando a história de um drama familiar alemã, que se passa no período em que a Alemanha ainda era divida pelo muro de Berlim, que separava o lado ocidental (capitalista) do lado oriental (socialista);em seguida sua derrubada e logo depois a unificação das duas Alemanha. Evidenciando as diferenças sociais e reais daquele povo naquele determinado momento histórico.
O filme de fato começa nos festejos dos 40 anos da RDS (Alemanha Oriental), em 1989, quando Alexander vai às ruas para protestar contra o governo. Se junta aos manifestantes que sua mãe (Christiane Kerner), identificada com o regime de orientação Soviética, condena. Nesse mesmo momento Christiane vinha passando e o ver em meio aos protestos e sofre um ataque cardíaco e fica 8 meses em coma. Durante esse tempo em que sua mãe fica em coma, a Alemanha Oriental entra em colapso pela fome, desvalorização do dinheiro e decadência do regime socialista lá. Diante de tamanha insatisfação o muro que segregava as duas Alemanhas tombou e rapidamente foi consumida pela força do capitalismo. Em consequência do ruir do muro muitas coisas mudaram principalmente o que era relacionado à bens de consumo, pois, no capitalismo existem inúmeras multimarcas, iguarias e cores de produtos, ao contrário do socialismo que tudo que se consumia era produzido lá mesmo, e pelo estado, sem a presença de grande multinacionais ou produtos de ponta(modernos), tendo em vista que, pelo fato da concorrência advinda do capitalismo, as coisas tendem a se modernizar com muito mais eficácia e rapidez por conta da concorrência, não existente até então no lado Oriental Alemão.
Com a chegada do capitalismo ocidental as prateleiras de todos os mercadinhos da Alemanha oriental cresceram, e a partir daquele momento ofereciam de tudo um pouco e vindos das regiões mais diversas do mundo, pois por conta do capitalismo que resulta na globalização