Fachadas metálicas
É um aço enriquecido com cobre e fósforo, sendo portanto um aço de baixa liga, também conhecido pelo nome comercial Corten. Possui um aspecto envelhecido, cujas peças são influenciadas pelo clima e luz, produzindo tonalidades de acordo com as propriedades do meio externo.
http://www.lifeofanarchitect.com/some-of-my-favorite-things/
http://www.archdaily.com/16312/folded-corten-house-x-architekten/
http://www.dezeen.com/2011/09/13/haus-der-essener-geschichte-by-scheidt-kasprusch/
Os elementos da liga conferem propriedades anti-corrosivas, garantindo em média três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum. O cromo, o níquel e o silício também exercem efeitos secundários da resistência à corrosão. Sob determinadas condições ambientais de exposição ao meio (destaca-se a presença de dióxido de enxofre e cloreto de sódio na atmosfera, a temperatura, a característica dos ventos, ciclos de umedecimento e secagem) pode desenvolver uma película de óxido de cor avermelhada aderente e protetora, a pátina, que retarda a ação dos agentes corrosivos. Exemplificando a influência do meio externo, a presença do dióxido de enxofre contribui para o desenvolvimento da pátina, enquanto o cloreto de sódio em suspensão nas regiões marítimas prejudica suas propriedades protetoras. Portanto, não é recomendável a utilização de aços patináveis não protegidos em ambientes industriais, onde a concentração de dióxido de enxofre seja superior a 250mg/m3 e em atmosferas marinhas onde a taxa de deposição de cloretos exceda 300mg/m2/dia.
A figura abaixo mostra as curvas de avaliação da resistência do aço patinável à corrosão e de um aço carbono comum, ambos expostos às atmosferas industrial, urbana, rural e marinha.
Nos primeiros anos de exposição à atmosfera, a perda de massa metálica por unidade de superfície cresce devido a uma função potência do tipo Δm = kt1-n onde Δm é a perda de massa por unidade de superfície (mg/cm2), k e nsão