Gestão financeira
Tem como funções: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; e coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.
02 - Os papéis do gestor financeiro e suas determinações
O gestor financeiro desempenha três funções fundamentais na empresa:
- a análise e o planejamento financeiros
- a gestão da estrutura de ativo da empresa
- a gestão de sua estrutura financeira
Suas determinações são:
Determinar a composição, os tipos e a melhor estrutura dos ativos encontrados no balanço da empresa, e então, determina níveis “ótimos” de cada tipo de ativo circulante, a fim de mantê-los. Isso requer o conhecimento das operações passadas e futuras e a compreensão dos objetivos que deverão ser alcançados no longo prazo.
As funções do gestor financeiro são refletidas no resultado da empresa, mostrando a sua posição financeira num dado instante. A avaliação dos resultados, feita pelo gestor financeiro, refletirá a posição financeira global da empresa. Após tal avaliação, também é seu papel inspecionar as operações da empresa, procurando áreas que mostrem problemas e áreas que podem ser melhoradas.
03 - Capitalização simples e composta juros simplês e composto,
Valor presente valor futuro, juros simples
J= C.I.N
Montante e Juros Composto
M = C.(1+i)N
Valor Futuro e Valor Presente
O valor futuro utiliza juros compostos para medir o valor futuro dos montantes e capitalizar os valores iniciais, durante um período específico de tempo. Quando os juros são capitalizados, o principal inicial ou depósito feito em período, juntamente com os juros ganhos sobre ele, torna-se