Gestão financeira
Definição de finanças
Finanças: corresponde a um conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie, que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro.
Gestão Financeira
A Gestão Financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que, diz respeito à concessão de crédito para clientes, planeamento, analise de investimentos e de meios viáveis para a obtenção de recursos, para financiar operações e atividades da empresa.
A gestão financeira visa o desempenho da organização, evitando gastos desnecessários e eliminar o desperdício, observando a melhores partidas da gestão financeira da empresa.
Negociação;
Gestão do capital;
Estruturação;
Controlo;
Orçamentos;
Planeamento;
Diagnóstico.
A gestão financeira é essencial para a sobrevivência e para o sucesso de qualquer empresa, em qualquer tempo ou lugar, com ou sem inflação com ou sem recessão económica.
A gestão racional e eficiente dos recursos e o controlo financeiro da empresa é tão importante quanto a sua capacidade de produzir e de vender.
A avaliação da relação custo/benefícios deve estar sempre presente no nosso dia-a-dia.
Esta área administrativa pode ser considerada como o “sangue” ou a “gasolina” da empresa que possibilitam o funcionamento de forma correta, sistémica e sinérgica, passando o “oxigénio” ou “vida” para os setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos.
Função da Gestão Financeira
A gestão financeira visa o controlo eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, seja em forma de investimentos, empréstimos ou outros, observando a viabilidade dos negócios e não somente o crescimento mas o desenvolvimento e estabilização.
A