treliça
ARQUITETURA E URBANISMO
siStema estrutural: treliça
São Paulo
2014
siStema estrutural:treliça
.
São Paulo
2014
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de exemplificar tipos de treliça tanto espaciais quanto planas. Essas estruturas metálicas cobertura apresentam aspectos diferenciados dos projetos. Há diversos arranjos geométricos possíveis para estas estruturas. Neste trabalho foi analisado o projeto destas estruturas, arquitetos abordando os sistemas de ligação.
Aeroporto Internacional Guararapes – RECIFE O Aeroporto Internacional de Guararapes teve uma complexidade técnica, por conta das operações realizadas ali. O novo terminal de passageiros do aeroporto de Recife é referência em Soluções Arquitetônicas tanto de segurança como de conforto ambiental.
As Proteção das fachadas
Com estrutura metálica, as fachadas do aeroporto foram projetadas em ângulo reverso , vedadas com vidros sem reflexão e instaladas sob área de projeção da cobertura. Com isso protege a incidência solar e também evita a refletividade dos vidros, que poderia atrapalhar a visão dos pilotos na pista de pouso, e ajuda no conforto térmico do interior do terminal e do conector.
Sob consultoria do engenheiro Igor Alvim , da QMD, a Alcoa desenvolveu perfis especiais para as fachadas structural glazing , executadas pela Pórtico.
Para auxiliar na redução do ruído produzido pelas aeronaves e transmitido para o interior do terminal, foram adotados perfis de alumínio, preenchidos internamente com lã de vidro, e vidros laminados de 14 milímetros. A estrutura da cobertura é constituída por pórticos treliçados horizontais, dispostos a cada 15 metros, que sustentam vigas e terças posicionadas transversalmente. Inserida na estrutura metálica da cobertura, a barca é contornada pelos pórticos treliçados.
Fora da área central, ocupada pelo revestimento de