Treliças
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO de Engenharia mecânica
ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS – MEC0246D
PRÁTICA NO CÁLCULO DE TRELIÇAS PLANAS
GIOVANI POSTINGHER
Caxias do Sul
2010
GIOVANI POSTINGHER
PRÁTICA NO CÁLCULO DE TRELIÇAS PLANAS
Trabalho sobre treliças referente à disciplina de Estática dos Corpos Rígidos, do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Caxias do Sul.
Prof. Vagner Grison
Caxias do Sul
2010
1. OBJETIVOS Este trabalho tem como objetivo praticar o cálculo em treliças planas desenvolvendo habilidades em projeto mecânico, bem como criar a prática na elaboração de relatórios de projetos técnicos.
2. TEMA Propor e analisar a estrutura para uma passarela de pedestres.
3. REQUISITOS DO PROJETO A passarela deverá ser constituída de duas treliças planas e paralelas. O vão a ser vencido é de exatamente 20,0 m. Considera-se que as treliças são isostáticas, com uma altura não superior a 2,5 m. A carga vertical total aplicada na passarela é de 100 kN, incluindo o peso da própria passarela e do público. A carga deve ser distribuída de modo uniforme em todos os nós do banzo inferior. A figura abaixo ilustra as dimensões de referência para o projeto. Deve-se considerar que a carga é igualmente distribuída entre as duas treliças planas, ou seja, cada treliça recebe uma carga de 50 kN distribuídos em seus nós do banzo inferior. O layout da treliça é parte do projeto.
4. DADOS RELEVANTES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO • Força máxima de tração em cada barra: T ≤ 70 kN. • Força máxima de compressão em cada barra: C ≤ 70 kN e C ≤ 79 / L2. • Custo da barra por metro: R$ 3,00 • Custo da junta (nó): R$ 9,00
5. DESENHO DA TRELIÇA Para a elaboração do projeto em questão, a treliça escolhida é do tipo