Reciclagm de residuos da construçao civil
1956 palavras
8 páginas
XXIV ENTMME - 2011- Salvador/BARESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: CLASSIFICAÇÃO, NORMAS E
RECICLAGEM
1
Régis Budke, 1Jackson Rainério Cardoso & 2Silvio Bispo do Vale
1
Graduandos em Engenharia de Minas e Meio Ambiente - UFPA.
2
Prof. da Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente.
Universidade Federal do Pará, Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Campus de Marabá Folha 17, Quadra 04, Lote Especial. Nova Marabá, CEP 68505-080 - Marabá - PA.
E-mail: regis.budke@hotmail.com; jrainério@hotmail.com; bispo@ufpa.br
RESUMO
A quantidade de entulho gerado nas construções das cidades brasileiras demonstra um enorme desperdício de material. Os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção, reciclagem e/ou reutilização de resíduos. Este trabalho investigou mais a fundo o que são, para que servem, de que são constituídos os resíduos das construções civis além da sua classificação junto as normas brasileiras. Por fim o trabalho ressaltou também a importância de reciclar estes resíduos por vários aspectos: economia de matéria-prima, geração de emprego e renda, menor impacto ambiental, redução de gastos na produção de novos materiais, apresentando dados sobre geração de resíduos de construção civil da cidade de Marabá-Pa.
PALAVRAS-CHAVE: Resíduos, construção civil, classificação, reciclagem.
R. Budke, J. R. Cardoso & S. B. do Vale.
1. INTRODUÇÃO
A quantidade de entulho gerado nas construções que são realizadas nas cidades brasileiras demonstra um enorme desperdício de material. Os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho. Os entulhos provenientes das construções nas cidades brasileiras acarretam sérios desperdícios de materiais, custos de remoção e tratamento.
Estes resíduos de construção civil