CONFORTO E EFICIENCIA ENERGETICA
MEGAEMPREENDIMENTO COMERCIAL, O SALVADOR SHOPPING APERFEIÇOA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS, ALIANDO O DESENHO ARQUITETÔNICO DAS CLARABÓIAS E FACHADAS TRANSPARENTES AO USO DE VIDROS DUPLOS SERIGRAFADOS.
Nove coberturas curvas de vidro, projetadas com encontros de vários arcos metálicos, proporcionam transparência ao conjunto edificado do Salvador Shopping, na capital baiana. No total, são 8,5 mil metros quadrados de área envidraçada de fachadas e coberturas, que permitem a entrada generosa de luz natural. Foram atendidas, assim, as exigências do empreendedor, que desejava um centro comercial cuja construção resultasse na otimização do consumo de recursos naturais.
A economia obtida com o uso racional de energia elétrica, água e sistemas de telefonia será revertida para os lojistas, através da redução dos custos condominiais. Além da iluminação natural, o shopping Center ganhou sistema de automação predial para gerenciamento e controle do uso de energia, que permitirá o acionamento de equipamentos e luminárias por meio de sensores, apenas quando se fizer necessário. A água da chuva será armazenada, filtrada e empregada na descarga de sanitários - esta, por sua vez, terá reduzido em 90% o consumo de água, com o sistema de esgoto a vácuo.
O Salvador Shopping é um megaempreendimento de 111 mil metros quadrados, com 263 lojas, quatro âncoras, megastores e cinemas, servidos por 21 escadas rolantes, o mesmo número de elevadores e quatro esteiras rolantes, além de escadas monumentais, produzidas com metal e vidro.
“Trata-se da maior obra realizada no país com estrutura mista de aço e concreto”, afirma Carlos Valério Amorim, responsável pelo desenvolvimento de negócios da Codeme, empresa responsável pelo projeto, fabricação e montagem estrutural. Os cálculos das estruturas metálicas - estruturas tubulares das coberturas planas, passarelas e pontes - ficaram a cargo da Enpro.
COBERTURAS CURVAS
Em diferentes composições, vidro e