Sobre o filme Adeus Lenin
Professor(a): Thassio Martins Disciplina: Sociologia
Turma: INFO3V - Informática Integrado Vespertino Nota:_______
Adeus, Lenin: A construção de contexto histórico-social em uma obra de ficção
Em 1945, com o fim da II Guerra Mundial teve – se início a Guerra Fria, um confronto de cunho ideológico entre os Estados Unidos (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Entre 1945 – 1989, o mundo viveu sob a ameaça da possibilidade de a qualquer momento iniciar-se um conflito entre as duas superpotências nucleares, que neste caso seria armado, não mais apenas ideológico.
O Filme alemão “Adeus, Lenin” traz em seu enredo a história da Sra. Kerner, uma mulher devota do sistema socialista da antiga Alemanha Oriental. O filme começa 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim. Ao ver seu filho ser preso por participar de uma caminhada em defesa da ideia de “caminhar sem fronteiras”, ela passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista, com a queda do muro e o envolvimento rápido da sociedade Oriental com o sistema agora plenamente em vigor.
Aconteceram diversas transformações nesse período pós queda do muro de Berlim, e a Sra. Kerner acorda de seu coma em meados de 1990, onde sua cidade, Berlim Oriental, está modificada. Seu filho Alexander, temendo que emoções fortes afetassem a saúde de sua mãe, já que ela não se imaginava em um sistema que não fosse socialista, decide esconder-lhe os acontecimentos e passa a maquiar todo o ambiente em que ela vive, para que ela acreditasse na ilusão de viver no mundo do mesmo jeito de antes dela entrar em coma.
Enquanto a Sra. Kerner não pode andar, Alex não se depara com problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão e sair do seu quarto, os problemas começam a se suceder.
O filme aborda uma Alemanha que antes fora dicotomizada.