ANÁLISE DO FILME “ADEUS LENIN!” E A GUERRA FRIA
O presente trabalho irá abordar o tema Guerra Fria sob a óptica de uma fonte histórica, que neste caso, será o filme alemão “Adeus Lenin!”.
II. DESENVOLVIMENTO
1. CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE SE PASSA O FILME “ADEUS LENIN!”
O filme “Adeus Lenin!” se passa durante a Guerra Fria e logo após o seu término, com a queda do Muro de Berlin e as transformações que ocorreram em consequência deste acontecimento. Assim, antes da analise da fonte história escolhida, se faz necessário definir o que foi a Guerra Fria, o Muro de Berlim e o socialismo.
1. GUERRA FRIA
Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial ficaram conhecidos como época da Guerra Fria, termo que serviu para designar um período conturbado e instável do século XX, no qual duas grandes potências exibiam seu poder político e bélico. Tratava-se de uma disputa, de caráter ideológico, entre o bloco capitalista (em que os Estados Unidos exerciam suprema hegemonia) e o bloco socialista (centralizado pela União das Republicas Socialistas Soviéticas).
A principal preocupação de ambos os blocos estava relacionada à questão da predominância de uma das influências, que poderia significar a hegemonia de uma potência sobre a outra, esse temor elevou ainda mais a rivalidade entre eles. Assim, americanos e soviéticos saíram em busca de aliados para expandir suas respectivas ideologias. Os norte-americanos queriam manter sua soberania, enquanto que a União Soviética queria implantar o socialismo e acabar com a hegemonia americana.
Devido ao poderoso acervo bélico desenvolvido por ambos os blocos, no período, reinou um clima de ameaça mútua, entretanto sem a concretização de um conflito declaradamente aberto. Sendo assim, travou-se um conflito marcado pela propaganda das conquistas e dos avanços, dentre eles a corrida armamentista e a corrida espacial.
Aconteceu, então, a chamada corrida armamentista, que visava a construção de um grande arsenal bélico como armas, mísseis, submarinos e armamentos nucleares