a empresa
O documento, que será atualizado a cada dois anos, servirá de base para o planejamento de áreas para as rodadas de licitação, para a tomada de decisões sobre estudos, pesquisas, projetos, atividades e serviços de levantamentos geológicos básicos e para a definição das áreas prioritárias para o desenvolvimento e manutenção das atividades da indústria do petróleo e gás natural no território e na plataforma continental brasileira.
Segundo o MME, o instrumento será útil tanto às políticas públicas quanto à indústria petrolífera para o aproveitamento de recursos de petróleo e gás natural, especialmente no planejamento energético, no contexto do Plano Nacional de Energia (PNE), do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e do Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (PEMAT).
"A produção de petróleo e gás apresenta potencial impressionante", afirmou Lobão durante a apresentaçõ do estudo. "O zoneamento é um projeto da mais alta relevância para o setor energético brasileiro", disse. Para o ministro, o setor vive um momento novo, de grande dinamismo e entusiasmo.
Óleo e gás natural
A publicação foi feita sob as perspectivas geológica e econômica. Na primeira (geológica) foi feita uma combinação do passado com o futuro das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, especialmente em termos de poços pioneiros, possíveis prospectos, acumulações (jazidas) e campos. O resultado da aplicação dessa metodologia gera uma base de informações georreferenciadas que suporta a