A empresa
E o local onde desenvolverá toda a sua carreira profissional. Então, vamos entender o que é, como é constituída, os tipos existentes e seus departamentos. Enfim, vamos conhecer de forma mais detalhada esse ambiente que fará parte de pelo menos 1/3 de sua vida.
Alguns tipos de empresas:
Industrial: tem como objetivo a transformação da matéria-prima em um bem material, ou seja, a produção de bens. Exemplo: Fábrica de doces.
Comercial: compra o as indústrias produzem e distribui esses produtos em pontos de venda. Exemplo: Loja de eletrodomésticos.
Prestadora de serviços: tem como objetivo prestar serviços diversos tanto para indústrias, comércios ou o público consumidor. Exemplo: Escritório de engenharia.
As empresas, independentes de suas atividades, podem ser agrupadas em:
Empresa sem fins lucrativos (Filantrópicas/Beneficentes): As empresas sem fins lucrativos são, geralmente mantidas com doações de particulares ou verbas do governo. Exemplo: Associações de Deficientes Físicos.
Empresa com fins lucrativos: As com fins lucrativos são mantidas com o dinheiro que recebem em troca dos bens ou serviços que oferecem. O lucro é necessário porque dele depende a segurança e sobrevivência da empresa, seu crescimento e a melhoria das condições de trabalho.
3.1. Classificação das Empresas
Devemos entender que as empresas são constituídas de forma diferente, com atividades e tamanhos diversos, o que fará com que o trabalho do assistente administrativo sofra alterações de empresa para empresa.
Tipos de atividades:
a) Empresas Extrativas: Extraem e coletam os recursos naturais, sejam minerais, vegetais ou animais (a caça, a pesca, a mineração etc.).
b) Empresas Agropecuárias:
Agrícolas: Plantam, cultivam e colhem os diversos produtos.
Pecuárias: criam, produzem e exploram os derivados bovinos, equinos, suínos etc.
c) Empresas industriais: Transformam os bens naturais, dando-lhes novas formas.
d) Empresas comerciais: vivem da compra e venda de