Meio Ambiente: Lixo
Local: Lago do Acará- Comunidade Santa Civitá - Humaitá – AM
Tema: Meio Ambiente: Lixo
Conforme Bastos (2007, p.6), baseando-se na Constituição Federal, diz: ...que todo o ser humano tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado... Assegurando a qualidade ambiental, consequentemente garantindo o direito social à qualidade de vida. Através da proteção dos elementos constituintes do meio natural, qualidade do solo, das águas, patrimônio florestal, fauna e flora.
A Política Nacional de Meio Ambiente através da Lei 6938 vigorando desde 1981 define no que tange à legislação ambiental, degradação ambiental como alteração adversa das características do meio ambiente.
Esta legislação, apesar do objetivo de recuperar e preservar o meio natural proporcionando vida em excelência tem como premissa:
Considerar o meio ambiente patrimônio público visando o uso coletivo, racionalizar o uso do solo, subsolo, da água e do ar, planejando e fiscalizando o uso destes recursos ambientais, incentivar o estudo, a pesquisa de novas tecnologias de uso racional e promover educação ambiental em todos os níveis. (BASTOS, 2007, p.7).
O lixo sempre foi considerado um grande problema da comunidade desde algum tempo, principalmente quando se tratando de sua disposição final, quando estes resíduos são dispostos de maneira incorreta podem trazer sérios danos ao meio ambiente e principalmente a saúde. Daí surgiu alguns questionamentos: O que fazer com tanto “lixo”? E principalmente o que fazer para produzirmos cada vez menos “lixo”? Como está a situação na zona rural?
Através dos questionamentos feitos foram observados alguns fatos relacionados, onde foi possível se perceber que os resíduos sólidos na comunidade não é só um problema para os moradores daquela localidade, mas também é para a cidade que muito dependem da zona rural, principalmente quando