Meio ambiente e lixo
Profª Debora Turma: 4º A
Lixo
Lixo é todo e qualquer resíduo produzido pelo ser humano. Qualquer coisa imprestável que se joga fora.
PROBLEMAS CAUSADOS PELO LIXO O lixo contribui para a poluição visual, a do solo, a da água e a do ar. Atinge o ser humano com doenças transmitidas por pragas, insetos ou animais que se alimentam do lixo.
Insetos como os que transmitem a malária, a dengue e a febre amarela costumam se concentrar em áreas sujas que contenham água parada. Os ratos são transmissores da peste bubônica, da leptospirose, do tifo e da disenteria, que podem causar até a morte do indivíduo.
O urubu, apesar de considerado como símbolo da sujeira, é animal protegido por lei que proíbe sua matança. Sua utilidade está no fato de retirar o material orgânico da superfície do solo. Por outro lado, é transmissor da leptospirose.
A ORIGEM DO LIXO
Residencial: é o lixo produzido em nossa casa - restos de alimentos, sacos e embalagens plásticas, garrafas, latas, papéis, entulho, etc.
Industrial: lixo que tem origem nas fábricas - produtos químicos, metais, óleo, plásticos, embalagens, papéis, borracha, etc.
Hospitalar: lixo proveniente de hospitais, ambulatórios, consultórios, clínicas veterinárias, farmácias e laboratórios de análises clinicas - produtos químicos, seringas, embalagens de remédios, plásticos, curativos, partes de membros amputados, órgãos humanos, etc.
Comercial: lixo produzido por lojas, hotéis, escritórios, restaurantes, escolas, supermercados, oficinas - peças metálicas, papéis, papelão, sacos plásticos, embalagens, restos de alimentos, etc.
Radioativo: lixo de sinas nucleares - aparelhos radioativs, subprodutos nucleares, resíduos da geração de energia nuclear, etc.
CLASSIFICAÇÃO DO LIXO Orgânico ou Biodegradável: são materiais de rápida decomposição como restos de comida, papel, papelão, madeira, tecido, etc.. Inorgânico ou Não-biodegradável: são materiais de decomposição