Matéria orgânica
As principais características da MO:
Depende de vários fatores, que á influenciam em conjunto ou individualmente: clima; textura do solo; topografia; drenagem; cobertura vegetal e uso da terra. As atividades humanas, especialmente agricultura, tendem a acelerar as mudanças do teor de matéria orgânica. E os sistemas agrícolas deveriam tentar manter o teor de matéria orgânica elevado nos solos, a medida que fosse viável em termos econômicos e práticos. Essas atividades sem reposição de fertilizantes naturais, normalmente levam a uma rápida diminuição de matéria orgânica nos solos e conseqüentemente, mudanças em outras propriedades físicas e químicas.
Uma parte considerável de matéria orgânica no solo é formada por raízes e micro-organismos. Como uma regra geral, os constituintes minerais do solo são essenciais na formação de húmus, porque os efeitos químicos do húmus podem reagir com as substâncias minerais para formar o chamado complexo argila-húmus.
A MO age como agente cimentante no solo, isso porque quando as argilas dilatam, os esforços são transmitidos através das ligações feitas pela matéria orgânica, evitando a ruptura dos agregados. A MO também, aumenta a agregação; escurece o solo; diminui a densidade global; aumenta o grau de aeração; aumenta o conteúdo de água no solo; aumenta a taxa de infiltração e escoamento superficial.
O estudo de caso:
Para subsidiar o trabalho, tomaremos como referência um estudo de caso desenvolvido no sudoeste da Inglaterra, onde os resultados obtidos confirmam o papel dessas duas propriedades. Os dois fatores, MO e agregados serão analisados juntos, pois estes tem muita relação, um depende do outro para a