trabalho
O termo Antiguidade Clássica refere-se a um longo período da História da Europa que se estende aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império romano do ocidente no século V d.C., mais precisamente no ano 476. No eixo condutor desta época, que a diferencia de outras anteriores ou posteriores, estão os fatores culturais das suas civilizações mais marcantes, aGrécia e a Roma antigas.
Creta: uma das suas importantes origens
Foram várias as populações que formaram o povo a que chamamos gregos, segundo a denominação que lhe deram os latinos. Eles próprios chamavam-se helenos. As pesquisas arqueológicas nos indicam que povos vindos do sul da Europa e da Anatólia foram ocupando o sul da península Balcânica, a região de Tróia, do outro lado do mar Egeu, as ilhas Cíclades e a ilha de Creta.
Em Creta desenvolveu-se uma civilização, do século XX A.C. ao século XVI A.C., que se expandiu por toda a bacia do Mediterrâneo oriental, e influenciou, posteriormente, a cultura grega. Os cretenses desenvolveram requintados trabalhos em cerâmica e vidro, tinham um comércio marítimo bem desenvolvido, mantendo relações com o Egito e com as ilhas Cíclades, onde, em Melos e Naxos, exploravam a obsidiara - rocha de aspecto vítreo com a qual confeccionavam instrumentos cortantes - e o mármore.
As cidades cretenses formava-se em torno de palácios, que funcionavam como sede do governo e eram construídos de forma a abrigar a administração da cidade e todas as atividades pelas quais o governante era responsável. Ao redor de um pátio central e disposto em um grande número de corredores intercomunicantes havia depósitos para os cereais, o óleo e o vinho provenientes dos tributos recolhidos - que entre outras coisas deviam constituir as reservas para ocasiões de crise - e também locais próprios para os funcionários que administravam as rendas da cidade. Esses funcionários usavam um sistema de escrita, que já foi