o lixo no meio ambiente
De biologia
Tema: Lixo
Nomes: Bruna Sousa, Yohama Araujo
Série: 2°TG
O lixo é um problema Mundial da Atualidade, muito se produz e depois vem a questão “o que fazer com o lixo?” E entre os possíveis destinos e ações os governos e pessoas acabam por escolher os meios mais baratos e menos sustentáveis.
Cada pessoa produz cerca de 300 quilos de lixo por ano, esse é um problema que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois de jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhidas diariamente.
O volume de lixo produzido no mundo aumentou três vezes mais do que a população nos últimos trinta anos. Trinta bilhões de toneladas de resíduos sólidos são despejados no planeta todos os anos. Além da falta de espaço par armazenar adequadamente essa montanha de sujeira, a produção descontrolada de lixo traz consequências desastrosas ao ambiente e à saúde pública.
Cada brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia. São mais de 125 mil toneladas de restos de comida, embalagens e outros resíduos descartados diariamente no pais. Sendo que mais de 76%acaba em lixões, contaminam o solo, a água e espalham doenças. Só há uma saída: Reduzir, reutilizar e reciclar.
Os diversos destinos do lixo:
Lixão: É o pior destino para resíduos sólidos urbanos. Depositados em terrenos a céu aberto, sem medidas de proteção ao meio ambiente. O método favorece a proliferação de insetos transmissores de doenças, além da poluição do solo e da água pelo chorume (liquido escuro e mal cheiroso) produzido pela decomposição da matéria orgânica.
Reciclagem: Trata os resíduos sólidos como matéria-prima, Entre as vantagens do método estão a diminuição da quantidade de lixo enviado aos aterros, da extração de recursos naturais, do consumo de energia e da poluição. Também contribui para limpeza da cidade, conscientização ambiental e geração de empregos. Apesar de ser o melhor método, a reciclagem gera