Modelo atomico
DISCIPLINA
FISÍCA
PROFESSOR: CRISTIAN ROMANCINE
TRABALHO DE FISÍCA
“MODELOS ATÔMICOS”
LARISSA MAYARA BRANDÃO
3° ANO C / N° 22
JACAREÍ
SETEMBRO, 2013
SUMÁRIO
Como se desenvolveu o modelo atômico atual? Descreva rapidamente a contribuição dos quatro principais físicos e seus modelos. Faça ilustrações de cada modelo a mão.
Em Copenhague, Dinamarca, depois da Primeira Guerra Mundial, Niels Bohr reuniu um grupo de físicos que tinha o objetivo de construir uma teoria abrangente do comportamento dos elétrons nos átomos a partir da idéia de o elétron ser um corpúsculo. Erwin Schrödinger (1887-1961), um físico austríaco, trabalhava na época independentemente no mesmo assunto, mas usava a hipótese de de Broglie, segundo a qual o elétron num átomo poderia ser descrito por equações do movimento ondulatório.
Embora Bohr e Schrödinger tivessem êxito na previsão de alguns aspectos do comportamento do elétron, a abordagem de Schrödinger deu resultados corretos para algumas propriedades para as quais as idéias de Bohr fracassaram. Por esta razão, a abordagem de Schrödinger passou a ser aceita na época e ainda prevalece até os dias de hoje. De forma geral, o tratamento teórico do comportamento atômico desenvolvido por Bohr, Schrödinger e seus seguidores é denominado mecânica quântica, ou mecânica ondulatória.
01
John Dalton
O professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton foi o criador da primeira teoria atômica moderna na passagem do século XVIII para o século XIX.
Para Dalton, o átomo era um sistema contínuo. Apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, pois foi o que instigou na busca por algumas respostas e proposição de futuros modelos.