resumo filhos éticos e responsáveis como preparar as crianças para a vida.
1 - A IMAGINAÇÃO MORAL: TESTEMUNHAS
Neste primeiro capitulo o autor destacou a imaginação moral, pois esta é inevitavelmente capitada pelas crianças, de modo que essas nossas práticas diárias serão certamente reproduzidas pelos nossos filhos no desenvolver de sua vida. O autor abordou sobre a inteligência moral definindo-a como a capacidade de se preocupar com os outros e procurar a todo tempo fazer-lhes o que é bom.
A reciprocidade da orientação moral
O autor coloca em jogo que no caminho da construção da moral no dia-a-dia, pode-se desenvolver nas crianças e adultos simultaneamente uma aprendizagem mutua, de modo que os adultos ao ensinar o caminho ético podem também aprender algo com as crianças. O autor deixa claro que enquanto as pessoas tentam compreender o que estão fazendo afetam os que as cercam. Fazendo assim de nossas experiências os princípios basilares da edificação de uma pessoa eticamente sadia.
Como se forma uma pessoa boa
Segundo o autor as pessoas são construídas, lapidadas dia após dia, na convivência com os outros nos mais diversos ambientes. Em todo o lugar há algo a ser observado com objetivo em tirar proveitos para que se possa construir, fundar os princípios que faz éticos, ou moralmente corretos.
Com a história “O velho avô e seu neto” – em que um casal mal trata um idoso constantemente como se não percebesse e apenas enxergam com clareza seus atos ao serem surpreendidos por seu pequeno filho planejando lhes tratar da mesma maneira - Coles traz a tona os momentos de irracionalidade do homem que faz com que o dia a dia crie hábitos que nos faz insensíveis de modo a permitir atrocidades em nosso cotidiano.
Deste modo o autor deixa claro que as pessoas desenvolvem diariamente gradualmente tanto para o lado bom quanto para o outro.
2-UMA BOA PESSOA
O autor busca inicialmente nesse capitulo a forma de fazer com que as crianças expusessem a visão, a idéia que elas tinham de como seria uma pessoa generosa