Relacao escola e família e comunidade
O presente trabalho de pesquisa debruça sobre o tema “O envolvimento da família e da comunidade” e tem por objectivo apresentar a importante relação entre a escola, a família e a comunidade escolar através de uma revisão de literatura.
Para GRACIA (2007) o insucesso escolar deve levar ao estudo das razões que interferem na aprendizagem recorrendo à avaliação mista do peso das condições escolares, familiares e individuais do aluno, pois para ter sucesso e levar os alunos à aprendizagem, a escola deve contar com a participação activa de todos os participantes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem como: gestor, os pais, os alunos e os professores. CASTRO & REGATTIERI (2009) explicam o que se verifica é que diante do fracasso escolar há atribuição de culpas, que geralmente provoca o afastamento mútuo. Quando o aluno aprende, tira boas notas e se comporta adequadamente, mães, pais e professores se sentem como agentes complementares, responsáveis pelo sucesso, partilhando os louros daquela vitória. Mas, quando os alunos ficam indisciplinados ou têm baixo rendimento escolar, começam as disputas em torno da divisão de responsabilidades pelo insucesso.
Segundo ALMEIDA E MEDEIROS (2010) acredita-se que os alunos, sentindo-se estimulados e incentivados por seus pais, reconhecendo-os como parceiros actuantes na escola, poderão se esforçar para elevar sua aprendizagem.
1.1 Objectivos
1.1.1 Objectivo geral • Compreender o envolvimento da família e da comunidade na escola.
1.1.2 Objectivos específicos • Identificar os princípios para uma proposta de interacção escola-família;
• Enumerar os tipos de interacção escola-família;
• Averiguar a importância da união escola-família.
1.2 Problema e Justificativa
Apesar das suas inúmeras responsabilidades, a família sempre irá necessitar de auxílio para efectivar o ensino das crianças. Ela precisando da parceria das escolas, pois por si só sozinha não é capaz