Parceria família- escola: a formação integral da criança
2 Problematização
É inútil pensar que a escola e a família, isoladamente são responsáveis pela educação integral da criança. Seguindo esse pressuposto, de quem é o dever de arcar com o compromisso de acompanhar e educar o individuo em processo de aprendizagem?
3 Hipótese
É notável a forma como alguns pais tratam a educação de seus filhos, a deixar sob responsabilidade da a instituição escolar o educar. Cabe a escola a participar desse processo de aprendizagem, porém, não sozinho, é preciso uma parceira. Visto que, para a criança os pais e professores advém do saber, tendo-os como referência para se comportar perante os problemas enfrentados durante o processo de aprendizagem. Assim, o educando terá um novo olhar, quando a educação for passada de forma significativa.
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo geral
Conhecer alguns pontos principais para tentar chegar a uma resposta dos problemas que ocorrem atualmente. Assim, para uma educação integral da criança é necessário fazer uma junção de valores éticos, moral, emocional, buscando reafirmar a importância da união de ambas as partes.
4.2 Objetivos específicos
• Relacionar os novos paradigmas da família atual com as de séculos passados.
• Discutir as questões de responsabilidades entre família e escola.
•Expor aspectos éticos, morais e afetivos para a contemplação da aprendizagem eficaz da criança na educação infantil.
5 Justificativa
As razões da escolha desse tema estão vinculados pela necessidade de mudança. Há um grande equivoco dos pais quando se trata de educação. As famílias querem passar a responsabilidade que é deles para os professores que são meros mediadores para o ensino. Por sua vez, é importante a presente contribuição da família e/ ou escola por uma educação necessária do saber. Uma possível contribuição da temática para educação passa pela ideia de que a preocupação maior é na educação inicial, onde o