Educação e familia
Constantino Pazos
Uma Relação de Ajuda mutua na formação do ser humano.
RESUMO
O presente trabalho versa sobre: Escola e Família: uma relação de ajuda mútua na formação do ser humano.
Embora sendo instituições distintas, ambas devem manter um relacionamento de parceria para consolidação do objetivo comum que é a formação do ser humano e a qualidade do ensino aprendizagem.
O objetivo desta pesquisa consiste em verificar a relação existente entre escola e família, bem como fomentar mecanismos que possam contribuir para que tais segmentos unifiquem como parceiras para formação do educando.
A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender a relação família/escola e sua importância como co-responsável pela educação do aluno.
Por entendermos que a parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo, esta pesquisa se sustenta nos discursos de educadores e é reafirmada em suas atitudes de busca incertas de parcerias que vislumbrem a efetivação da aprendizagem.
Sem perder de vista a globalidade da pessoa em sua singularidade, considera e compreende que o educando quando se ingressa no sistema escolar, não se deixa de ser filho, irmão, amigo etc. por isso buscam alternativas que contribuam para eficácia da prática pedagógica da escola juntamente com a participação dos pais.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, constatando a relação escola X família, pois a família é como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo promovendo juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança/adolescente.
PALAVRAS-CHAVE:
escola - família ? integração ? educação SUMÁRIO INTRODUÇÃO ............................................................................................
CAPITULO I- EDUCAÇÃO E FAMILIA UMA RELAÇÃO DE AJUDA MUTÚA PARA A FORMAÇÃO