Criança com sindrow
4359 palavras
18 páginas
INSTITUTO EDUCACIONAL LOGUS LTDAFACULDADES DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS
KÁTIA CATARINA CORRÊA
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E A INSPEÇÃO ESCOLAR
CONTAGEM
2013
INSTITUTO EDUCACIONAL LOGUS LTDA
FACULDADES DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS
KÁTIA CATARINA CORRÊA
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E A INSPEÇÃO ESCOLAR
Artigo Científico apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto INEL e a Faculdade de Educação da FACEL como requisito para obtenção do título de especialista em Orientação Escolar e Supervisão Escolar .
CONTAGEM
2013
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E A INSPEÇÃO ESCOLAR
Kátia Catarina Corrêa
RESUMO
Este artigo é uma revisão de literatura, utilizando uma metodologia descritiva e qualitativa sobre a inclusão de portadores da Síndrome de Down em escolas regulares. Foi utilizada pesquisa em livros, artigos, teses, dissertações, publicações impressas e disponíveis na internet. Os portadores da Síndrome de Down apresentam um déficit de aprendizado em relação as demais crianças. Com base neste aspecto é necessário que o processo de aprendizagem seja diferenciado a fim de se garantir que estas crianças sejam levadas a um nível melhor de ensino. As atividades de inspeção escolar podem auxiliar muito neste processo ajudando a controlar a questão dos resultados de cada escola que abraça a causa da inclusão destas crianças. Este estudo buscou o entendimento dos processos de aprendizagem dos portadores da Síndrome de Down e suas interações com a sua inclusão escolar no ensino fundamental.
Palavras-chave: Síndrome de Down. Inclusão escolar. Inspeção escolar.
Introdução
Os portadores da Síndrome de Down (SD) passam, em nossa sociedade, por diversos tipos de preconceitos em virtude de suas diferenças e "restrições". Essas pessoas representam, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),