A linguagem e a mente
AS DICOTOMIAS DE SAUSSURE:
Língua e fala: Podemos afirmar segundo SEAUSSURE que a língua ( langue) está no campo social. De caratér coletivo. A Língua guarda consigo toda a experiênçia histórica acumulada por um povo durante sua existênçia. A fala é individual,múltipla ,imprevicível e irredutível. Ela surge das combinações produzidas pelo sujeito,dependente da vontade e inteligênçia do indivíduo.
Características da fala: individual; heterogênea;assistemática; variável; substançial; momentânea.
SINCRONIA E DIACRONIA:
A sincronia é o eixo das simultaneidades, no qual devem ser estudadas as relações entre os fatos existentes ao mesmo tempo, num determinado momento, que pode ser no presente quanto no passado. Na diacronia, o línguista tem por objetivo a relação entre um determinado fato e outros anteriores ou posteriores. O funcionamento da língua pode conviver harmoniosamente com seus condiçionamentos diacrônicos. A diacronia dividi-se em história externa e história interna.
SINTAGMA E PARADIGMA:
Para SEAUSSURE, tudo na sincronia se prende à dois eixos: o paradgmático e o sintágmatico. As relações sintágmaticas tem como base o caratér linear do signo línguístico, “ que exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo”. O sintagma se compõe sempre de duas ou mais unidades consecutivas: re-ler, contra-todos, Deus é bom etc. O paradigma é uma espécie de “ banco de reservas” da língua, desse modo, as unidades se constitui de um conjunto de unidades suscetíveis, as unidades do paradigma se opõem, uma exclui a outra, se uma está presente, as outras estão ausentes. É uma oposição distintiva, que estabeleça a diferença entre signos como gado e gato ou entre formas verbais como estudava e estudara, formado à partir da oposição sonoridade e não sonoridade, pretérito perfeito e pretérito imperfeito. O SIGNO LÍNGUÍSTICO:
O signo para SEAUSSURE é definido pela união do sentido e da imagem acústica chamada por