Carta 2009
500 anos do nascimento de João Calvino (1509 - 2009)
Nascido na França, decidou-se aos estudos filosóficos e de humanidades Interessou-se por várias culturas e linguas e principalmente, pela teologia. É considerado um "pai" da igreja presbiteteriana.
Além da sua relação com a igreja, escreveu livros como o importante Institutas e lecionou em uma academia.
Seus seguidores ficaram conhecidos como reformados.Pois é considerado o pai da tradição protestante reformada, que engloba presbiterianos, congregacionais, uma parte dos batistas e parte do anglicanismo.
Calvino defendeu a educação universal para todos. Calvino "mudou" a escola da época e seu principal plano era que a cidade de Genebra tivesse cidadãos bem preparados na "liganguagem e na humanidade", além da formação cristã e biblica. Ou seja, tornasse-se um cidadão bem formado academicamente e biblicamente.
"Calvino defendia que Deus havia agraciado todas as pessoas com inteligência, perspicácia, capacidade de entender e transmitir, indistintamente da sua fé e crença. Assim, desprezar a mente secular era desprezar os dons que Deus havia distribuído no mundo, até mesmo aos incrédulos, mediante a graça comum."
Calvino desejava o bem à todos. E hoje podemos ver essa "luta reformista" movendo o mundo. A vontade de fazer a diferença, de trazer melhorias e coisas boas, tras nova vida a humanidade.
A conclusão da carta mostra a postura tomada pela faculdade Mackenzie e seus principios: "As iniciativas pioneiras de Calvino em Genebra na área da educação lhe valeram, conforme destaca o historiador Philip Schaff, o título de “fundador do sistema escolar comum”.25 O prédio “João Calvino”, situado na Rua da Consolação, onde funciona a alta administração do Mackenzie em seu campus Itambé, é um tributo à visão educacional do Reformador. Em sua principal entrada há uma placa bem visível a todos os que entram no Mackenzie, contendo palavras de Jesus que bem resumem essa