Resumo do texto concepções e processos democráticos de gestão educacional
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO-CCAE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Gestão Educacional
DOCENTE: Joseval dos Reis Miranda
DISCENTE: Josânia Gomes da Silva
CONCEPÇÕES E PROCESSOS DEMOCRÁTICOS DE GESTÃO EDUCACIONAL
MAMANGUAPE
2013
CAPÍTULO I
PERSPECTIVAS DA GESTÃO EDUCACIONAL
Ao longo dos anos tem se observado uma atenção específica sobre a gestão do ensino da educação brasileira, que apresenta um conceito novo sobre administração, saindo do enfoque limitado para uma ação articulada, dinâmica e participativa; já que, os problemas educacionais são complexos e demandam uma visão global e abrangente; por isso, é necessário um trabalho em equipe, um trabalho coletivo e organizado. A gestão portanto, precisa ser extremamente competente na sua tomada de decisões.
A gestão deve superar muitos aspectos negativos, dentre eles a carência, que no texto se apresenta em três tópicos: a) de orientação e de liderança clara e competente, exercida a partir de princípios educacionais democráticos e participativos. b) de referencial teórico-metodológico avançado para a organização e orientação do trabalho em educação; c) de uma perspectiva de superação efetiva das dificuldades cotidianas pela adoção de mecanismos e métodos estratégicos globalizadores para a superação de seus problemas.
Sobre meu entendimento, percebi que esses e outros problemas são solucionados a partir do momento em que a gestão é participativa e que se preocupa em buscar meios para que os objetivos sejam alcançados, e através desse se procura outras metas, outros desafios a serem superados. A gestão, portanto, pode ser entendida como “cérebro” da escola, pois é dela que parte o direcionamento das atividades desenvolvidas na escola; porém, temos que reforçar a visão participativa, coletiva da gestão.
1.1-A dinâmica de mudança e suas implicações quanto à gestão
O texto nos relembra o termo “vivemos uma época de