Trabalhos
RESUMO DO TEXTO
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 2 ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002 – (Guia da Escola Cidadã, v. 7).
Para Padilha o planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação.
Planejar é uma atividade inerente à educação. Planejar tem como características básicas evitar o improviso, prever o futuro, estabelecer caminhos que nortearão à ação educativa. Dessa forma, planejar em educação deve prever todo o ato educacional, desde a elaboração do método de ensino escolhido, bem como a avaliação da ação escolhida.
Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos.
Planejar em educação deve ser um processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.
Padilha fala ainda do planejamento de ensino, como um processo de tomada de decisão sobre atuação real dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, numa constante interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos.
Segundo Padilha antes de concebermos a ideia de planejamento educacional, e necessário que aprendamos exercitar nossa