RESUMO DO TEXTO “A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A GESTÃO DA ESCOLA”, DE ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO.
Disciplina: Política e Planejamento Educacional
Docente: Profa. Dra. Francisca Lima
Amália Raquel Ribeiro de Sousa
Cristiane Gonçalves Moraes
RESUMO DO TEXTO “A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A GESTÃO DA ESCOLA”, DE ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO.
O Debate sobre a qualidade da educação é um tema de destaque nas políticas públicas há algum tempo.
O relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) reconhece quatro diferentes concepções para qualidade: atributos ou essência, grau de excelência ou valor relativo; bom ou excelente e características e juízos. No documento, esta diversidade de conceitos geraria controvérsias quanto às propostas de qualidade.
No campo educacional, tal conceito assume diversas concepções: dotação de recursos humanos e materiais para os sistemas escolares, ou seja, gasto público dedicado à educação (Estado de Bem –Estar).
Outra concepção, advinda da redução do papel do Estado, utiliza a focalização e descentralização dos recursos, e a eficácia do processo. Logo, a qualidade da educação é concebida a partir de uma lógica empresarial e os indicadores de qualidade passariam a ser medidos por comparação internacional dos resultados, supervalorização da competitividade e da produtividade e os novos métodos de gerenciamentos de sistemas educacionais, tornando a escola mais ágil, eficiente e produtiva.
Nesta perspectiva gerencial para as políticas educacionais, a sociedade e a educação são transferidas da esfera pública para a privada.
A qualidade de educação pode ser entendida também a partir da vertente democrática, construída por educadores comprometidos coma educação pública e articulada ao combate das desigualdades e injustiças sociais. Neste sentido, qualidade é um conceito político, sociológico e crítico.
Outra concepção é a democrática de educação que pode ser relacional, quando a má qualidade da educação de grupos sociais está relacionada à