Relacao Processos Sociais e Particulares
Conforme os capítulos estudados, fazendo uma relação de processos sociais e processos particulares e com a prática desenvolvida em aula, nos demonstra que está relacionado com as expressões da questão social e sociedade com o seu desenvolvimento. Processos particulares, são aqueles produzidos pelas condições e modo de vida dos sujeitos e que abarcam suas tradições coletivas, as heranças transgeracionais e familiares, são valores da sua comunidade, grupos mais próximos íntimos como valores e saberes de sua referencia e rede de pertencimento.
Os processos particulares são influenciados pelos processos sociais, aqueles que produzem no interior e sob as normas e regras das instituições sociais,como a escola,a empresa,as organizações sociais , entre outras, todas aquelas que o sujeito social se reportam de forma espontânea ou não. Faleiros entende que as instituições sociais, muito embora se apresente como organismo autônomo são organizações cuja finalidade é dar concretude às políticas sociais, por isso fazem parte de uma rede mantida por classes dominantes para assegurar a continuidade. Apresentando uma face humanista. Assistência focalizada se encontram das armadilhas institucionais, nos termos de Iamamoto fragmentação da questão social, atribuindo ao individuo e as sua família a responsabilidade pelas dificuldades, eliminado assim o caráter político e a dimensão coletiva da questão social.
Os processos sociais são processos vivenciados pelos sujeitos em seus cotidiano em integração com a sociedade, conforme a sociedade contemporânea,a questão social tem traços persistentes a desigualdades e injustiças sociais e as estruturas políticas e econômicas dos países .Conforme a globalização e o modo de produção capitalista é um processo crescente de mudanças, do mercado de trabalho que nossa sociedade vivência todos os dias e exigências da sociedade contemporânea. E falta de noções de cidadania e de direitos, como saúde,